CHAMADO A PROPOSTAS PARA SEDE DO FÓRUM DE GOVERNANÇA DA INTERNET DA AMÉRICA LATINA E CARIBE - LACIGF

O Comitê Organizador da LACIGF tem o prazer de anunciar a realização do décimo segundo Fórum de Governança da Internet, a ser celebrado na semana de 5 a 9 de agosto de 2019.

Igual que nas edições anteriores, o motivo da reunião é brindar um espaço para o diálogo político multisetorial no qual pessoas importantes dos governos, setor privado, comunidade técnica, academia e organizações da sociedade civil apresentem e discutam suas perspectivas. A região tem avançado na compreensão dos desafios atuais da governança da internet e a continuação do debate contribuirá para aprofundar na identificação da região no Fórum de Governança da Internet (FGI) de 2019.

Adicionalmente, o encontro propõe, como nas oportunidades anteriores, informar aos participantes da região sobre os temas e tendências do debate e discussão do FGI global.

O processo da regionalização da discussão em torno à agenda colocada pelo FGI vem tomando forma desde 2008. Para as edições de 2019 e 2020 deste evento, o Comitê do programa encontra-se procurando organizações para oficiar como sede da reunião.

As propostas das organizações interessadas em serem anfitrioas do LACIGF 2019 e LACIGF 2020 serão recebidas de 14 de dezembro de 2018 a 8 de março de 2019.
O Comitê de Programa escolherá, de acordo com seus critérios, as duas melhores propostas para a concessão das sedes do LACIGF 2019 e LACIGF 2020.

1.  Descrição do processo

As edições anteriores da reunião regional da América Latina e do Caribe preparatória para o Fórum de Governança da Internet reuniram uma média de 200 participantes com uma duração de 3 dias. Desde 2011, a agenda da reunião se determina mediante uma modalidade aberta, baseada numa consulta/opinião pública. O Comitê do programa é responsável de estruturar a consulta pública para a consolidação da agenda, bem como convidar a panelistas e moderadores/as.

A organização anfitriã é responsável dos aspectos logísticos da reunião, entre os que se encontram escolher a sede, coordenar a hospedagem dos participantes nos hotéis, organizar o transporte, o catering e apoiar a difusão do evento. A organização anfitriã deverá, ademais, preparar e manter atualizado o orçamento do evento.

O orçamento do evento é elaborado ao longo da preparação do mesmo, e o Comitê do programa se compromete num esforço conjunto do levantamento de fundos. Parte do orçamento encontra-se garantido desde o início do processo, porém a quantidade total dos recursos disponíveis entre todas as organizações envolvidas no evento é provisional, o que justifica a necessidade de um compromisso comum entre todas as partes para tomar decisões baseadas na otimização dos recursos. Segundo o exposto, se espera que a organização anfitriã envolva-se nessa dinâmica facilitando um uso eficiente dos recursos financeiros e humanos.

2. Tarefas para levar a cabo por parte da organização anfitriã

Espera-se que a organização anfitriã atribua um ponto focal ou líder de equipe que possa interagir regularmente com o Comitê de programa, participando na coordenação e planificando reuniões regularmente.

3. Requisitos

4. Instruções para envio de aplicações

As organizações interessadas devem remeter suas aplicações até o dia 8 de março de 2019, incluindo:

Datas importantes

Por informações adicionais ou consultas, entre em contato com a Secretaria do LACIGF: secretaria@lacigf.org.