Descripción general de la sesión
Nesta proposta de sessão relâmpago, será apresentada brevemente a pesquisa do IRIS sobre 2 tópicos principais centrais para a governança contemporânea da Internet: a criptografia como um direito fundamental e a proteção da criança no âmbito digital. Do ponto de vista da América Latina, a pesquisa busca elucidar os discursos e discussões do MERCOSUL na área, em busca de destacar desafios, regulamentos propostos e oportunidades em diferentes países, conhecendo assim as bases para uma agenda internacional regional inicial sobre proteção infantil em domínios de criptografia.
Tipo de sesión
Sesión relámpago
Objetivo
O objetivo do evento será apresentar a pesquisa "Segurança da Informação e Proteção de Crianças e Adolescentes: Discursos e Propostas Regulatórias no MERCOSUL". O Orador irá explicar nosso interesse nessa questão de governança global da Internet, a partir de uma perspectiva da América Latina, examinando a tensão entre a criptografia como um direito fundamental e a proteção das crianças nos espaços digitais.
Tema
Ciberseguridad
video
Participantes
Paulo Rená da Silva Santarém
Universidade de Brasília
Doutorando e Mestre em Direito, Estado e Constituição
Doutorando e Mestre em Direito, Estado e Constituição na Universidade de Brasília (UnB). Ex-Professor de Direito, Inovação e Tecnologia, e Direitos de Crianças e Adolescentes. Pesquisador bolsista no Instituto de Referência em Internet e Sociedade (IRIS). Consultor Sênior de Políticas Públicas do Capítulo Brasileiro da Internet Society (ISOC Brasil) para os temas Responsabilidade de Intermediários e Criptografia. Conselheiro Consultivo do centro de pesquisa Internetlab. Foi gestor do processo de elaboração coletiva do Marco Civil da Internet no Ministério da Justiça.
Wilson Guilherme Dias Pereira
Coletivo de Pesquisa e Ativismo de Rondônia sobre Tecnologia, Estado e Sociedade (C-PARTES)
Pesquisadore Pleno
Jovem advogado, mestre em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça, pesquisador em gênero, raça, sexualidade e tecnologia, ativista dos direitos humanos e dos direitos de crianças e adolescentes, articulador de redes e comunidades.